Sobre o Canadá

“Canadá” deriva da palavra “kanata”, que na língua dos índios Hurons e Iroquois significa “aldeia” ou “assentamento”. Desde 1547 os mapas designam como “Canadá” toda a região ao norte do Rio São Lourenço.

O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2. A capital, Ottawa, fica na província de Ontário.

 

O país é composto por dez províncias e três territórios (capitais em parênteses): 

Províncias: Alberta (Edmonton); Colúmbia Britânica (Victoria); Ilha do Príncipe Eduardo (Charlottetown); Manitoba (Winnipeg); Novo Brunswick (Fredericton); Nova Escócia (Halifax); Ontário (Toronto); Québec (Québec); Saskatchewan (Regina); Terra Nova e Labrador (St. John’s).

Territórios: Territórios do Noroeste (Yellowknife); Yukon (Whitehorse) e Nunavut (Iqaluit).

 

Em sua breve história, o Canadá tornou-se em uma nação completamente moderna, baseada no conhecimento, com uma governança, corporações, cultura e estilo de vida de nível mundial. O Canadá possui atrações naturais espetaculares, culturas diversas e grandes espaços abertos. Sinceramente comprometidos com a educação, o meio ambiente e os cuidados da saúde.

 

IDIOMAS

O Canadá tem dois idiomas oficiais. De acordo com o Censo de 2011, o inglês é a língua

materna de 58% dos canadenses e o francês, de 22% da população. Este Censo também revelou 

que mais de 5.795.000 pessoas no Canadá falam os dois idiomas oficiais do país. Esses 

indivíduos bilíngues representam 17,5% da população.

Clima

Este imenso país apresenta grandes variações climáticas e possui as quatro estações bem definidas, especialmente na região ao longo da fronteira com os Estados Unidos - região mais populosa do Canadá, que se estende por 5.500 km.

No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35º C, enquanto no inverno não é raro 

chegar a -25º C. Na primavera e no outono as temperaturas são mais amenas.

Padrão de Vida

O Canadá tem um dos mais elevados padrões de vida do mundo. Desde 1992, o país vem sendo destacado pela Organização das Nações Unidas como um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo (que mede o progresso do desenvolvimento humano tendo por base a renda, a educação e a saúde), sendo o décimo primeiro no ranking de 2013.

Fusos Horários

O Canadá possui seis fusos horários. Entre o fuso mais a leste, Terra Nova e Labrador e o fuso mais a oeste, Pacífico, há uma diferença de cinco horas.

A Moeda

A moeda do Canadá é o dólar canadense – CAD$. 

 

Uma sociedade justa e multicultural

Ano após ano, o Canadá tem sido qualificado pelas Nações Unidas como um dos países com melhor qualidade de vida, considerando o nível e a expectativa de vida, assim como o nível educacional de sua população.

 

Por seu desenvolvimento histórico, social e cultural, o Canadá é um país multicultural que se caracteriza por seu espírito de moderação e tolerância; é um país unido dentro de sua própria diversidade. Este caráter multicultural da sociedade canadense tem sido reconhecido 

oficialmente pelo governo federal, cujas políticas promovem a diversidade e favorecem a manutenção das culturas e tradições dos imigrantes e dos povos autóctones.

 

Apesar de sua diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa, os canadenses compartilham valores fundamentais que os unem. Entre eles estão defesa da justiça social, da igualdade de gêneros e de dualidade linguística do país.

Também estão entre esses valores o acesso universal à saúde e à educação, o respeito e a tolerância às diferenças, o respeito aos direitos humanos, a manutenção de um sistema jurídico justo e da democracia participativa e pluralista.

Educação

O sistema educacional varia de uma província para outra e compreende: de 6 a 8 anos de ensino fundamental, 4 ou 5 anos de ensino médio e 3 ou 4 anos de ensino superior (em nível de graduação). O percentual de pessoas de 15 anos de idade ou mais, sem diplomas de ensino médio diminuiu de 37,8%, em 1990, para 19,5% em 2011. Isto é consistente com o aumento da porcentagem da população com certificação pós-secundária. Numa perspectiva internacional, o desempenho dos alunos canadenses no ensino médio tem sido classificado, com destaque, entre os cinco primeiros nos exames do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

 

Entre 1990 e 2011, a proporção de indivíduos que tinham concluído a faculdade ou obtido certificação tecnológica aumentou 9,4 pontos percentuais, ficando em 31,2%. Enquanto isso, o percentual de indivíduos com grau universitário subiu de 10,9% em 1990 para 21,5% em 2011. 

Por que estudar no Canadá?

Entre tantas opções para estudar fora do Brasil, o Canadá tem se destacado nos últimos anos como o principal destino para os Estudantes Brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de 

Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), 91,3% dos estudantes escolheram o Canadá em 2012.

O país oferece excelentes opções de estudos, entre Escolas de Idiomas, Colleges e Universidades. Além disso, outro grande destaque é a receptividade Canadense para com os 

Brasileiros, o que torna a sua adaptação mais fácil.

Isso tudo, sem contar que o Canadá também conta com uma boa qualidade de vida e é um país seguro.

Por que trabalhar no Canadá?

Veja como Estudar e Trabalhar Legalmente no Canadá, através da SILA Intercâmbio.

 

Conheça as Regras:

 

  • O curso deve ser em uma área especifica como: 

    • Técnico Vocacional; 

    • Graduação; 

    • Pós-graduação. 

  • A instituição deve ser previamente designada pelo governo canadense; 

  • O curso deve ter duração de pelo menos 6 meses; 

  • É permitido trabalhar legalmente 20 horas semanais durante o curso, fora do campus; 

  • Se o programa de estudos incluir a opção Co-op (estágio), será possível trabalhar legalmente, após o término do curso, pelo mesmo tempo estudado.

  • Saiba mais, entre em contato conosco

 

NEWSLETTER

FALE CONOSCO

120 Eglinton Ave East   7th. Floor

Suite 702

Toronto, ON  M4P 1E2

 

Tel.: +1 647 347-SILA (7452)

Toll-free: +1 855 347-7452

+1 (647) 347-7452